sábado, 18 de abril de 2009

TIPOS DE DOR DE CABEÇA - Cefaléias primárias



OUTRAS CEFALEIAS PRIMÁRIAS

Existe um grupo interessante e heterogêneo de cefaleias encontradas no grupo 04 da Classificação Internacional de Cefaleias que ainda são pouco compreendidas e necessitam avaliação cuidadosa com exames de imagem e/ou outros testes apropriados.
O início de algumas dessas cefaleias pode ser agudo e os pacientes afetados são usualmente atendidos em unidades de emergência . A investigação apropriada e completa ( em particular neuroimagem) é indispensável nestes casos. Pacientes que sofrem deste tipo de cefaleia devem procurar um profissional médico que tenha experiência com dores de cabeça para que seja feita uma cuidadosa avaliação. A seguir relatamos as principais características destas cefaleias :



Cefaleia primária em facada: 
São cefaleias de curta duração (03 segundos ou menos), em pontadas, não estão associadas à doenças orgânicas e são encontradas com muita frequência em pacientes portadores de Migrânea (40%) ou Cefaleia em salvas (30%).


Cefaleia primária da tosse:
São cefaleias desencadeadas pela tosse ou esforço abdominal, são usualmente bilaterais e ocorrem predominantemente após os 40 anos de idade. Em cerca de 40% dos pacientes que sofrem de cefaleia relacionada a tosse encontramos patologias associadas e é importante nestes casos a avaliação com exames de imagem (Ex. Tomografia computadorizada do crânio).

Cefaleia primária do esforço físico:
São cefaleias precipitadas por qualquer forma de esforço físico e ocorrem predominantemente em clima quente ou em altitude elevada.


Cefaleia primária associada à atividade sexual:
Cefaleias desencadeadas por atividade sexual, começando geralmente como uma dor bilateral em peso enquanto a excitação sexual aumenta e subitamente tornando-se intensa no orgasmo. Ela pode ser pré-orgástica (antes do orgasmo) ou orgástica (durante o orgasmo).


Cefaleia hípnica:
Crises de cefaleia que sempre acordam o paciente, antigamente chamada de cefaleia do despertador. Ocorrem normalmente pela primeira vez após os 50 anos de idade.


Cefaleia trovoada primária:
Os pacientes descrevem normalmente esta cefaleia como se fosse um raio partindo sua cabeça ao meio, daí o seu nome. É importante nestes caso afastar a ruptura de aneurisma intracraniano com exames apropriados.

Hemicrania contínua:
São cefaleias que ocorrem sempre do mesmo lado da cabeça, diárias e contínuas, sem intervalos livres de dor.

Cefaleia persistente e diária desde o inícios (CPDI):
Este tipo de cefaleia apresenta quadro muito semelhante com a Cefaleia do tipo tensional, porém, pode não ter melhora desde o momento em que surge ou evoluir muito rapidamente para uma dor contínua e sem melhora. É interessante que os pacientes lembram claramente o dia que ela começou.

Nenhum comentário: